quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MAHATMA GANDHI


“Nós, aqui no ocidente, ainda estamos aprendendo a diferença entre atos de caridade e a tarefa mais difícil, que é mudar a percepção que uma pessoa tem de si. Com freqüência, nossa motivação tem sabor de paternalismo. (...) vemo-nos como aqueles que estão do lado de Cristo simplesmente por estarmos doando algo aos necessitados.”(p.165)

“(...) a motivação da caridade não é a condescendência, mas a ascendência: ao servir o pobre e fraco, temos o privilégio de servir o próprio Deus.”(p.165)

“A mensagem cristã que ganha a maior exposição nos dias atuais no mundo ocidental segue a corrente cultural. Ela oferece o apelo ‘Deus tem algo de bom guardado para você’ , e apresenta a promessa de auto-satisfação. A afirmação de Jesus acerca de achar-se quando se perde (Mt.8:35) é convenientemente desprezada.Uma teologia baseada no sucesso pode funcionar razoavelmente bem nos Estados Unidos simplesmente porque os recursos da nação são muito grandes. Mas uma teologia desse tipo tem pouco a dizer aos cristãos da China, Indonésia ou Irã, onde a fé cristã implica sofrimento.”(p.167)

“Jesus ofereceu perdão aos pecadores, amor aos inimigos, compaixão profética àqueles de quem discordava.”(p.180)

“(...) além de fundar uma Igreja, Jesus produziu uma corrente de autoridade moral que liberta os cativos, alivia os oprimidos e despreza um mundo violento e competitivo. Essa corrente flui quer a Igreja se junte a ela ou opte por permanecer nos bancos.”(p.180)

“Apedrejar profetas e, mais tarde, levantar igrejas em sua memória tem sido a prática do mundo durante eras.”(p.181)

Para saber mais sobre Ghandi, ler:
Gandhi’s Truth – Erik Erikson

Nenhum comentário: