segunda-feira, 27 de junho de 2011

Conforme prometido!!!!

Conforme prometido, sigo, nas próximas postagens, transcrevendo algumas frases do livro "alma sobrevivente" Escrito por Philip Yancey. Espero que edifique a todos e todas, assim como tem edificado a mim. Estas primeiras frases foram retiradas das primeiras páginas de apresentação, introdução, etc, do livro em questão.

“O autor não propõe nada além de contar a sua própria história. Afinal, ele sabe que as pessoas decepcionadas com a igreja institucional não agüentam ouvir mais planos, fórmulas, passos, cartilhas, regras ou leis, pois foi justamente esta tentativa de doutrinação comportamental que as afugentou.”(Apresentação por Mark Carpenter)


“Tenho passado a maior parte de minha vida recuperando-me daquilo que a igreja me fez.”(P.Y)

“As vezes, sinto-me como a pessoa mais liberal no meio dos conservadores e, em outros momentos, o mais conservador entre os liberais. Como posso equilibrar meu passado religioso com meu presente espiritual?”
“Apesar de ouvir: ‘Deus é amor’, a imagem que eu fazia de Deus, a partir dos sermões que ouvia, estava muito mais próxima de um tirano irado e vingativo.”
“Os professores do seminário insistiam em dizer que ‘vivemos debaixo da graça, não debaixo da lei’, e por toda a minha vida nunca consegui entender com clareza a diferença entre as duas coisas. Desde então, tenho me lançado numa busca para desenterrar as boas novas, limpar as palavras originais do Evangelho e descobrir o que a bíblia realmente quis dizer quando usou termos como ‘amor, graça e compaixão’ para descrever o próprio caráter de Deus.”

“Comecei a valorizar, em especial, a qualidade libertadora da palavra escrita. Os oradores das igrejas que freqüentei podiam levantar suas vozes e manipular as emoções como quem toca um instrumento musical.”
“percebi que palavras estragadas e distanciadas de seu sentido original poderiam ser recuperadas.”

“tenho me apegado ferozmente à postura de um peregrino, pois é isso o que verdadeiramente sou. Não tenho autoridade religiosa alguma. Não sou nem pastor, nem professor, senão apenas um peregrino, uma pessoa que como tantas outras, vive em meio a uma busca espiritual. Inevitavelmente (e também por instinto), questiono e reavalio minha fé a todo instante.”

“A partir de longas entrevistas com estas pessoas, fiquei grandemente impressionado com o papel que pessoas comuns podem desempenhar, quando estão cheias de fé, no avanço das causas da justiça e da misericórdia. ‘A glória de Deus é uma pessoa cheia de vida’, disse Irineu, teólogo do segundo século de nossa era.”

“As pessoas que nos ajudaram a ser quem somos, nos ajudam a reencontrar os tesouros perdidos de Deus.”

Nenhum comentário: