domingo, 12 de setembro de 2010

Motivos!

Muitas pessoas me perguntam sobre o motivo de eu e Jhonny estarmos na casa do meu pai. Vou tentar responder com alguns versos bíblicos. Dizem que pra um bom entendedor, um pingo é letra.
(Lendo o titulo do post, foi inevitável lembrar de Tim Maia: "me dê motivos, pra eu ir embora, estou vendo a hora de te perder" ...kkkkk.....só pra descontrair)
Os textos estão todos no livro de I Samuel!

Porém o Senhor disse a Samuel: não atentes para a sua aparência nem para sua altura, porque o rejeitei; porquqe o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. (16:7)

Então, mandou chamá-lo(Davi - que, segundo comentários judaicos, era fruto de um adultério)  e fê-lo entrar. Era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: levanta-te e unge-o, pois este é ele. Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio dos seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se APOSSOU de Davi. Então, Samuel se levantou e foi pra Ramá. Tendo-se RETIRADO de SAUL o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito MALIGNO o atormentava.
(16:12,13, 14) (Detalhe: SAUL AINDA ERA REI!!!)

Nos versos 18 e 19 podemos ver que Saul clamou pela presença de Davi porque reconheceu que o SENHOR era com ele.
No capítulo 18:1, vemos que a alma de Davi se apegou a alma do filho de Saul e Jonatas o amava como a própria alma. No verso 3 Vemos que os dois fizeram uma ALIANÇA.

Daquele dia em diante , Saul não via a Davi com bons olhos - 18:9 (CIÚMES, porque Davi era amado e aclamasdo por todo o povo - 18:6 a 8) É bom ler os versos 10 e 11 para entender o contexto tabém, mas, sigo colocando o que acho que devo.

Saul temia a Davi, porque o SENHOR era com ele e se tinha retirado de Saul. (18:12)

E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o SENHOR era com ele. Vendo então Saul que tão prudentemente se conduzia, tinha receio dele.  Porém todo o Israel e Judá amava a Davi, porquanto saía e entrava diante deles. (18:14 a 16)

Mas Saul prometeu sua filha em casamento a Davi e depois, entregou-a a Adriel.(Versos 17 a 19)

Mas ele não contava qque sua filha Mical amava Davi. Por isso arrumou um jeitinho do amor de Mical ser o laço da morte para Davi, não contando ele que o Espírito do Senhor havia se apoderado de Davi. (ler versos 20 a 27)

Viu Saul e reconheceu que o SENHOR era com Davi; e Mical, filha de Saul, o amava. Então Saul temeu ainda mais a Davi; e Saul foi todos os seus dias inimigo de Davi. (Versos 28, 29)

É bom ler todo o capítulo 29 pra entender o que passo a escrever agora:

Então foi para a casa dos profetas, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, que, caminhando profetizava, até chegar a casa dos profetas, em Ramá. E ele também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas?(29: 23 e 24)

Segue o capítulo 20 mostrando a amizade e o amor de Davi por Jonatas (filho de Saul) e a aliança novamene confrmada. Só neste capítulo, D-us abre os olhos de Jônatas para ver o quanto Saul desejava a morte de Davi.


No capítulo 21, mostra a saga de um Davi, já ungido rei, mas fugindo da fúria do rei que ainda se assentava no trono.

No capítulo 22, Davi encontra a caverna de Adulão:

Davi retirou-se dali, e se REFUGIOU na caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele.  E ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo o homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.(versos 1 e 2)(estes homens que, aos nossos olhos , não valiam nada, vieram a ser os valentes de Davi) No verso 4 você pode ler que A caverna de Adulão era um LUGAR SEGURO para Davi.

O capítulo 22, ainda nos mostra, a partir do verso 6 até o 19 que Saul odiava tanto a Davi que chegou a matar o sacerdote Aimeleque, sua família e mais 85 homens que vestiam estola sacerdotais de linho.

Segue a história e de repente um texto me surge:

E Davi permaneceu no deserto, nos LUGARES SEGUROS, e ficou na região montanhosano DESERTO de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão. Vendo, pois, Davi, que Saul saíra a tirar-lhe a vida, permaneceu no deserto de Zife, em Horesa. Então se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi a Horesa, e lhe fortaleceu a confiança em D-us; E disse-lhe: Não temas, porque não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe. E ambos fizeram aliança perante o SENHOR; Davi ficou em Horesa, e Jônatas voltou para a sua casa.(23:14 a 18)

No capítulo 24, Davi se nega a matar Saul mesmo tendo as armas na mão para o fazê-lo:

E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR.(v.6)

Depois deste episódio, David fala a Saul:

Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão; porque cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Reconhece e vê que não há na minha mão nem mal nem rebeldia alguma, e não pequei contra ti; porém tu andas à caça da minha vida, para ma tirares.Julgue o SENHOR entre mim e ti, e vingue-me o SENHOR a teu respeito; porém a minha mão não será contra ti. Como diz o provérbio dos antigos: Dos perversos procede a pervesidade; porém a minha mão não será contra ti. Após quem saiu o rei de Israel? A quem persegues? A um cão morto? A uma pulga? Seja o SENHOR o meu  juiz, e julgue entre mim e ti, e veja, e advogue a minha causa, e me livre da tua mão. E sucedeu que, acabando Davi de falar a Saul todas estas palavras, disse Saul: É esta a tua voz, meu filho Davi? E chorou Saul em voz alta.  E disse a Davi: Mais justo és do que eu; pois tu me recompensaste com bem, e eu te recompensei com mal. Mostraste hoje que procedeste bem para comigo, pois o SENHOR me tinha posto em tuas mãos, e tu não me mataste. Porque, quem há que, encontrando o seu inimigo, o deixaria ir por bom caminho? O SENHOR, pois, te pague com bem, por isso que hoje me fizeste. Agora, pois, tenho certeza de que certamente hás de reinar, e que o reino de Israel há de ser firme na tua mão. Portanto, jura-me pelo SENHOR que não eliminarás a minha descendência, nem desfarás o meu nome da casa de meu pai. Então jurou Davi a Saul. E foi Saul para a sua casa; porém Davi e os seus homens subiram ao lugar seguro.(24:11 a 22)

CONTINUA NA PROXIMA POSTAGEM.......

Nenhum comentário: