quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mensagem de Pentecoste!

Como todo mundo sabe, dia 18, na viração do dia (+- 18 horas), deu-se inicio à celebração de Pentecoste. Tomei a liberdade de copiar e colar aqui a ministração que Rosh Tiago Murillo ministrou em sua congregação por ocasião da festa.

ALEGRIA DE SERVIR COM
Mensagem Ministrada na Noite de Shavuôt (Pentecostes)
18/05/2010 (6 de Sivan de 5770)
Rosh Tiago Corrêa



Explicações sobre Shavuôt

Esta Festa tem por nome שבעת (Shavuôt: “semanas”), termo este citado em Ex 34:22 e Dt 16:16.
Ex 34:22: “Também guardarás a Festa das Semanas, que é a Festa das Primícias da ceifa do trigo...”
Dt 16:16: “Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão perante o Senhor teu D-us, no lugar que escolher (Jerusalém): na Festa dos Pães Ázimos, na Festa das Semanas, e na Festa dos Tabernáculos...”


Entretanto, o nome Shavuôt (Semanas) é explicado em Lv 23:15, onde lemos que D-us ordena a Israel que conte, após o 1º dia de Páscoa, sete semanas, e seus respectivos dias (49), e no dia seguinte (quinqüagésimo - 50) celebre a Festa das Semanas.


A Festa é denominada em grego, no chamado “NT”, como Pentecostes, que significa quinqüagésimo, palavra advinda da expressão pentekonta, que significa cinqüenta. Em português, a expressão foi adaptada para Pentecoste.


Shavuôt também é denominada como יום הבכורים (Yom HaBikurim) ou Dia das Primícias (Ex 34:22; Nm 28:26) e חג הקציר (Chag HaKatsir) ou Festa da Colheita, pois nessa celebração eram levados ao Tabernáculo (e mais tarde ao Templo) os primeiros frutos da colheita do trigo. Carroças levadas por um par de bois levavam, além dos bikurim (primícias) do trigo, diversas frutas e verduras, pois sua colheita começa nessa época. As carroças eram enfeitadas, e as pessoas subiam à Casa de D-us cantando e tocando instrumentos.


Mas, além de uma Festa agrícola, ligada aos ciclos da terra de Israel (o que reforça a importância de ser celebrada na data), em Shavuôt comemora-se a ENTREGA DA TORÁ (Ensino Divino) no Monte Sinai, representada pelo pronunciamento das 10 palavras da Aliança, ou os Dez Mandamentos. Ou seja, enquanto Pêssach (Páscoa) celebra a criação e libertação da nação de Israel, Shavuôt celebra a Revelação de D-us ao Seu povo escolhido.


ALEGRIA DE SERVIR COM


Leiamos Dt 16:9-11


"Sete semanas contarás; desde que a foice começar na seara iniciarás a contar as sete semanas. Depois celebrarás a festa das semanas ao SENHOR teu Deus; o que deres será oferta voluntária da tua mão, segundo o SENHOR teu Deus te houver abençoado. E te alegrarás perante o SENHOR teu Deus, tu, e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão no meio de ti, no lugar que o SENHOR teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome."


O Senhor enfatiza no verso 11 a alegria que se manifesta em comunhão:


“Alegrar-te-ás, perante o Senhor teu D-us: TU, TEU FILHO, TUA FILHA (família), TEU SERVO, TUA SERVA (acima de hierarquias profissionais), O LEVITA QUE ESTÁ EM TUA CIDADE (independentemente de hierarquias congregacionais), PEREGRINO (acima de diferenças étnicas de judeu-gentio) o ÓRFÃO, a VIÚVA, QUE ESTÃO NO TEU MEIO (independentemente de nível material)...”


Onde?


“(...) No Lugar que o Senhor teu D-us escolher para ali fazer habitar o Seu Nome.” Ou seja, Jerusalém. De acordo com as Escrituras (I Re 11:13,36; II Cr 6:6...) Jerusalém é o lugar que D-us escolheu para fazer ali habitar o Seu nome, e para lá, segundo Isaías, o Profeta, concorrerão todas as nações para a adorarem ao Senhor. Todo o judeu, em condições deve subir e celebrar em Jerusalém as Festas de: Pães Ázimos, Pentecostes e Tabernáculos. Jerusalém, mais do que Seu Templo (que está para ser reconstruído) representa o quê? O Local de comunhão do povo de D-us, onde ele se ajunta para adorar, ou seja, servir. Em hebraico, Avodá (culto) é Serviço, trabalho. Em Pentecostes, devemos como irmãos no Messias, DESFRUTAR DA ALEGRIA DE ADORARMOS JUNTOS, de SERVIRMOS JUNTOS A D-US.


Como vimos, nesse dia, D-us marca uma Santa Convocação; nele, todos juntos devem se alegrar. Nesse dia, D-us reuniu Sua Igreja, Sua Congregação pela primeira vez e tratou-a como uma povo organizado. E não estou falando de Atos 2, mas de Dt 9:10, que diz: “O Senhor me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de D-us, e nelas estavam todas as palavras que o Senhor havia falado convosco no monte, do meio do fogo, יום הקהל (beyom HaKahal) ou na LXX (Septuaginta): emera ekklesias NO DIA DA IGREJA, DA CONGREGAÇÃO, DA REUNIÃO, DO AJUNTAMENTO.”


Sabemos que a Igreja de D-us, a Sua Congregação não nasceu em Jerusalém, mas no Sinai, com o
povo de Israel. A Congregação específica do Messias, é que nasceu, segundo alguns em Pentecostes. De acordo com o Dr. David Stern, assim como ocorreu com Israel, a Igreja do Messias teria nascido, ao invés de em Pentecostes, em Pêssach (Páscoa), quando Yeshua morreu e ressuscitou, fazendo com que morrêssemos e ressurgíssemos com Ele. Mas independentemente de qualquer questão, não há dúvida de que foi durante Shavuôt (Pentecostes) que a Congregação do Messias recebeu o poder necessário para impactar a sociedade. Mas como impactaria? Testemunhando cheios de alegria e comunhão! Leiamos At 2:1-4,42-(46)47.


(AT 2:1) - E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;


(AT 2:2) - E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.


(AT 2:3) - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.


(AT 2:4) - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.


(AT 2:46) - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,


(AT 2:47) - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.


Quando somos cheios do Espírito de D-us, somos levados por Ele à prática da comunhão, que mais do que mera socialização é o ajuntamento que atrai e honra a D-us.


“O rabino Elazar ben-Azaria (séc. I e II d.C.) disse: ‘...se não houver refeição não há [estudo da] Torá, e se não houver [estudo da] Torá não há refeição.” (Avôt 3:17)


Na alegria de servirem juntos a D-us, os milagres aconteciam – vide abaixo At 3:1-8.


(AT 3:1) - E PEDRO e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.


(AT 3:2) - E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.


(AT 3:3) - O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.


(AT 3:4) - E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.


(AT 3:5) - E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.


(AT 3:6) - E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.


(AT 3:7) - E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.


(AT 3:8) - E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.


Na alegria de servirem juntos, chamados eram confirmados – vide abaixo At 13:1-5.


(AT 13:1) - E NA igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.


(AT 13:2) - E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.


(AT 13:3) - Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.


(AT 13:4) - E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.


(AT 13:5) - E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.



Que nesse Shavuôt, você seja cheio do Espírito de D-us, para COM ALEGRIA servir ao Senhor em comunhão com teus irmãos de fé!

 (Texto extraído do blog: http://espirito-falante.blogspot.com/ , autoria de Rosh Tiago Murillo Corrêa)

Um comentário:

Aline Cristina disse...

Amei o texto, muito interessante e abençoador.

bjs,