quarta-feira, 7 de outubro de 2009

VAI UMA CÓPIA AÍ?

Bem, estou eu aqui oferecendo uma cópia. Isso mesmo, uma cópia! Não fui eu quem escrevi, mas vi escrito tão lindamente o texto abaixo no blog da Jú. Pedi permissão a ela pra copiar. Devidamente permitida a cópia...rsrsrsr...estou aqui a postar! O texto tb não pertence a Jú, mas como ÉTICAS (coisa rara hoje em dia) educadoras que somos, colocamos devidamente a fonte. Seja em caso de cópia, literal ou não, ou mesmo o emprego de uma idéia que não tenha saído da sua caixola, seja ÉTICO, cite a FONTE, o AUTOR verdadeiro, ok?
Eu li este texto abaixo no blog e gostei muitooooooooo. Espero que gostem tb!!!



GERAÇÕES DE PAIS DECIDIDOS!!!!

Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nosso genitores. E como o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreendivos, mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história. O grave é que estams lidando com crianças mais “espertas”, ousadas, agressivas e poderosas do que nunca.
Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo a outro. Assim, somos a última geração de filhos que obedecem a seus pais e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos. Os úlimos que tiveram medo dos pais e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos. E o que é pior, os últimos que respeitaram os pais e os primeiros que aceitam que os filhos lhes faltem com respeito.
À medida que a permissividade substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudaram de forma radical, para o bem e para o mal. Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam as suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais. Mas, à medida que as fronteiras hierárquicas entre nós e nosso filhos foram-se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, e, ainda que pouco, os respeitem. E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E, além disso, o patrocinem no que necessitarem para tal fim.
Quer dizer, os papéis se inverteram, e agora são os pais que têm de agradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado. Isso explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para serem os melhores amigos e “tudo dar” aos filhos. Dizem que os extremos se atraem.
Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo e seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidos como eles.
Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão. Se o autoritarismo suplanta, a permissividade sufoca. Apenas uma atitude firme e respeitosa lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos, à frente, liderando-os e não, atrás, carregando-os rendidos à sua vontade.
É assim que evitaremos o afogamento das novas gerações no descontrole e tédio nos quais está afundando uma sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros nem destino. Os limites abrigam o indivíduo, com amor ilimitado e profundo respeito.

Carlos Antônio L. Alencar – Texto Adaptado


Depois vou postar uns que li na revista Veja que falam sobre o mesmo assunto. Mas, amanhã vou postar outro texto do blog da Jú. Agora seerá um texto dela mesmo!!! LINDO!!!!
Jú, obrigada por me ceder as palavras!!! Vc é linda!!!!
Beijos a todos!!!!!

4 comentários:

Roberta disse...

Oi bonitinha!

Texto muito bonito! Verdadeiro! Não faz muito tempo alguém me repassou este texto... Muito bom!

Se todos parassem para refletir de verdade...

Beijos e mais beijos

Jussara Barbosa disse...

Fê, também vou te chamar de bonitinha como a Roberta! rsrsrsrs
Muito obrigada por prestigiar meu blog, saiba que também tô sempre aqui prestigiando o seu também, mesmo qdo vc estava um pouquinho sumida daqui, sempre entrava para ver se tinha novidade kkkkk. Vou colocar um cantinho de blogs que indico, e com certeza o seu vai tá lá!
Um grande beijo para toda família!
Muita paz pra ti!

Jussara Barbosa disse...

Ah, adorei o titulo: VAI UMA CÓPIA AÍ? KKKKKKKKKKKKKKKK

Aline Cristina disse...

Amei, lindo demais!!!!!!!
Bjs,