sexta-feira, 22 de abril de 2011

Reaprendendo a alegria de celebrar!

Escrita num dia e publicada as 00:12 do dia 23/04/2011

Isso aí! Estou aprendendo aos poucos, mas vou fazendo aquilo que já sei e ensinando aos que querem aprender. Deixa eu explicar melhor:
Ainda em Manaus, decidi em meu coração que queria colocar em prática algumas práticas dos crentes da igreja do Primeiro século. Comeceu a orar por este propósito, mas não sabia muito bem o que fazer. Foi quando, numa das ultimas reuniões de 12 na casa da Apóstola Ana Marita Terra Nova, a Apóstola Carla Melo foi ministrar e disse que a igreja precisa fazer este retorno às festas, celebrações, etc... Fiquei mais empolgada! Mas, ainda encontrava barreiras na hora de executar. Nos mudamos pra Bahia e eu tive a oportunidade de, neste tempo, visitar minha mãe. Na visita à ela, aproveitei pra fazer diversas visitas a várias igrejas (acho que já contei isso aqui...rsrsrsr...síndrome Forest Gump) como: a Getsêmani, a Lagoinha, Igreja Batista do Barro Preto e, a mais importante neste contexto, o Ministério Ensinando de Sião.
Foi um tempo muitoooo especial na minha vida! Gosto da liturgia, de cada símbolo, dos significados profundos de uma fé sólida, firmada única e exclusivamente no D-us Todo-Poderoso, o Eterno, e na revelação de Seu filho Yeshua como o Messias.
De lá pra cá, comecei a me aplicar mais. Comprei alguns livros em BH e comecei a ler. Já mudei algumas coisas, como já devem ter notado (a grafia do nome de D-us e outras coisinhas em casa), mas ainda não cheguei onde quero. Tenho tentando comemorar as festas bíblicas nas suas datas certinhas (afinal ,elas foram estabelecidas para serem celebradas numa data específica designada por D-us. Quem sou eu pra mudar?) e estou tentando acertar a cerimônia de abertura do shabbat em casa e a Havdalá. Ainda tropeço aqui e acolá, mas vou tentando até acertar...rsrsrsr
As vezes, me perguntam: Vai virar judia agora??? Ao que respondo: não! Apenas quero viver como os crentes do primeiro século, comemorando o que Yeshua comemorava e guardando o sábado como D-us mandou nos 10 mandamentos (parece que este foi o único mandamento que a gente esqueceu!). Trocamos o sabado pelo domingo sem pedirmos autorização Àquele quem o estebeleceu como dia santo.
Hoje estive lembrando de uma professora de hebraico que dava aulas no seminário do sul do Brasil, Rosemary Decotelli. Ela falava hebraico fluentemente, parecia judia, subia a Jerusalém todos os anos, já havia morado lá, vivia e respirava Jerusalém. E eu já a admirava por isso!
Tenho tido, desde então, uma experiência linda e abençoada com o D-us da minha salvação, que me fala a cada dia por intermédio da Sua Santa Palavra.
Foi então que, morando em Camaçari, D'us me conduziu a um lugar maravilhoso: Congregação judaico-messiânica Moreshet Yeshua (liderada por Rosh Tiago Corrêa), onde celebrava feliz o serviço da Torá e, quando podia, a Havdalá. Festejei com eles algumas festas bíblicas e encontrei ali pessoas que me acolheram sem saber quem eu era ou qual título eu ostentava. Foi assim que redescobri a alegria da celebração em comunhão com os irmãos em meio a dias tenebrosos, redescobri a alegria dos louvores em meio a congregação!
Ansiava a chegada do sábado e gemia ao saber que ele teria que acabar!
Deste tempo, conservamos a amizade com Rosh Tiago, com irmão Denilson e Geisa e os princípios que preservamos. Chegamos a celebrar o shabat algumas vezes ainda em Camaçari, em nossa casa com a presença do Rosh que tocou violão, deu uma palhinha no teclado e cantou muito como sempre. Tivemos a presença da fono do Jhonny, Dra. Gabriela Lima e sua filhota Maria Julia. Denilson e Geisa tb chegaram a nos abençoar com a presença deles em um dos nossos shabats em casa. Sempre que celebrava o shabat lembrava dos hebreus perseguidos: Fazíamos tudo as escondidas.
Aqui em Itajaí, comecei a acender as luzes em minha casa, mas meu pai me pediu que ensinasse a igreja e assim temos feito. Mês que vem, a igreja passa a acender as luzes em casa novamente. Agora serão divididos dois grupos: um ficará na casa do meu pai e outro aqui em casa.
Sei que será benção!!!!
D'us está neste negócio!

(Esta é a primeira postagem de um rascunho antigo, ok?

6 comentários:

A cada dia aprendo que nada sei disse...

Gostei da coisa toda.... rsrsrsrsr

dercinei@gmail.com disse...

Nanda, bom "revê-la". Ainda que menos brasileira, menos cristã e menos bíblica. RS! (Tô provocando, faz tempo que não discutimos. RS!) Bjs!

amandaermel disse...

Olá Nanda, gostei muito do seu blog. Estava procurando se tinha alguma comunidade de judeus messianicos em Itajaí e encontrei o seu blog. Você está indo em alguma igreja aqui em Itajaí? Eu ainda estou a procura, mas está difícil... Um grande abraço!

amandaermel disse...

Olá nanda, eu estava procurando se tinha alguma comunidade de judeus messianicos em Itajaí e encontrei seu blog, muito legal! Vc esta indo em alguma igreja em Itajaí. Eu ainda estou procurando, mas está difícil, há tantas igrejas falsas, que só querem dinheiro, que não vivem plenamente a Palavra... Abração. Amanda

Fernanda Lima disse...

Shalom, Amanda! Fico feliz que tenhas gostado do blog! Não achei nenhuma comunidade de Judeus messiänicos em Itajai, mas estou numa igreja que prima pela PALAVRA: Comunidade Evangélica Cristo Vive do Pastor Ronaldo Lima. Venha nos fazer uma visita e tire suas próprias conclusões. O que acha? Beijocasss

amandaermel disse...

Oi Fernanda!!! A paz de Yeshua!
Eu vou visitar COM CERTEZA!! =)
Me passa o endereço e o horário do culto? Não encontrei no google de jeito nenhum. Daí já vou nesse domingo com meu marido.
Brigadão!
Bjs!