domingo, 28 de março de 2010

Cris Poli - Parte final!

1) 3)   Respeito – Cris Poli falou uma frase que me marcou: Você só ensina respeito de uma forma: respeitando. Só respeitando seu filho como ele é, você conseguirá ensinar a ele o respeito que deve ter por você. E ela ressalta que respeito é diferente de medo. Respeito fala de dar honra, atenção, reconhecimento e amor.  Fiquei pensando com meus botões:  quantos pais ainda mantém o relacionamento com seus filhos baseados na premissa do medo, achando assim que são respeitados! Tem gente que cresceu, casou, envelheceu e não conseguiu construir relacionamentos baseados no respeito mutuo. Vivem do medo alheio! Que o Senhor nos ajude a cativar o coração de nossos filhos por intermédio do respeito que temos por eles quanto pessoas únicas que são de tal forma que eles não se neguem o direito de falar até as maiores disparidades que passarem por suas cabeças. Que o respeito que tenham por nós sejam genuínos e leves. Que não sejam um fardo pesado demais que os impossibilite a caminhada conosco. E que assim seja com nossos discípulos também. AMÉM!!!!
2)  4) Rotina – Quando ela se refere à rotina, fala de organização e ordem. Ela ressalta também que rotina é um ato para vida. Não é uma coisa que faço hoje e amanhã esqueço. Esta deve ser, primeiramente, uma forma de vida dos pais. A criança sente-se segura com os limites colocados pelos pais e como ter limites se não tenho rotina, se não me organizo em nada e se não faço minhas coisas com ordem? Não é possível exigir um alto padrão de rigidez de uma criança que não conhece a organização dentro da própria casa. Não é possível organizar seu mundinho interior se o exterior estiver imerso no mais completo caos.
3)  5) Tempo de qualidade – Tempo de qualidade nem sempre é sinônimo de tempo em quantidade. O tempo que temos com nossos filhos devem ser tempos abençoadores e especiais. Deve ser o tempo de conhecer esta outra pessoa (que não é uma extensão de nós, graças a D-us) única e especial que D-us nos deu o privilégio de cuidar, de mentorear. Aproveitemos para utilizarmos este tempo de conhecimento conversando, brincando, disciplinando e transmitindo valores que perduram para toda vida.
4)  6)  Disciplina – Como a própria Cris Poli mencionou: Disciplina é muito diferente de castigo. Disciplina está relacionada a ensino e deve ser vista como manifestações de amor. Não sou a favor da psicologia que diz que criança que levou umas palmadas na infância, fica violenta , revoltada e traumatizada. Sou a favor do que a bíblia me diz: Ela me ensina a fustigar a criança com vara. Não sou a favor de espancamentos e palmadas dadas no momento de ira ou surras. Acho isto um crime. Mas, vez por outra, a criança só entende, se colocarmos no cantinho pra pensar, se chamarmos atenção com o tom sério mesmo e, se levar umas palmadas (muitas vezes, feita com efeito moral em cima da fralda só pra fazer barulho). Agora, não adianta nada uma repreensão se não deixarmos claro para a criança (ou discípulo) o comportamento que gerou a repreensão.  Temos vivido em tempos que os pais dos atuais adolescentes criaram seus filhos nesta psicologia de não traumatizar e estamos aí, com adolescentes invadindo os colégios e matando colegas, matando seus próprios pais em casa, etc. Que o Senhor nos ajude a acertar a dose de cada coisa!!!
5)  7)  Elogios – Elogiar e incentivar a criança é uma ótima forma de fazer o reforço positivo (Sei que é Skinner puro! Odeio isso, mas...parece que funciona...kkk) Se eu conseguir fazer elogios sinceros e incentivar meu filho, fica mais fácil para ele discernir os comportamentos aprovados pelos pais. Esta é uma forma de, aos poucos, diminuir as famosos minutinhos sentados no cantinho da disciplina.

2 comentários:

lolimascarenhas disse...

Mana tava pensando que como ano que vem farei meu tcc,de discurtimos aqui no blog,sobre assuntos educacionais.Amei essas últimas postagens.E lendo o livro da minha professora sobre psicologia,pensei em falar sobre "A escola e o ajustamento emocional do educando" o que acha?essas sua palavras,quero dizer narradas sobre a polly,ajudaram muito.E como mãe ajudará ainda mais...bjocas

A cada dia aprendo que nada sei disse...

Bispa

Você é mesmo 12 bilhões! kkkk

D++++++++ suas postagens! Fonte simples de total sabedoria.


Saudades