quarta-feira, 24 de março de 2010

Cris Poli - Parte 2

Pois é! Como eu bem disse, estou de volta pra escrever um pouquinho sobra a ministração da Cris Poli.
Ela iniciou sua ministração lendo o texto de Deuteronômio 6: 6-9.
E logo em seguida, engatou a primeira e começou muito bem. Tocou meu coração logo de cara ao falar de sua visão de educação. Vi (mais uma vez) que não sou a única a pensar assim. Ela disse acreditar ser possível fazer uma revolução educacional se nos voltarmos a uma única criança por vez e enculcarmos nela a PALAVRA.
Se os princípios da Palavra forem enculcados numa criança, ela será capaz de disseminá-lo e espalhar a boa semente a todos que a cercam. Ela será capaz de mudar o ambiente que a cerca.
Gostei de ouvir isto pois acredito que toda mudança começa com uma pessoa. Esta pessoa, tendo aprendido e internalizado os principios (e não apenas teorias) e, estes, por sua vez, orientando sua prática diária, é possível mudar qualquer ambiente.
Outra coisa que ela disse e que muito me alegrou foi: A educação começa em casa assim que o bebê nasce. Por isso, devemos impregnar a criança com a Palavra de D-us desde que ela nasce. É na primeira infância que as bases da personalidade da criança serão formadas, estabelecidas. E quantas vezes a gente neglicencia estes primeiros anos, né? Muita gente não entende pq quero ficar ao máximo com meu filhote e não quero colocá-lo tão rápido na escolinha. Prefiro que a primeira infância ele passe comigo e com o pai.
Ela ressaltou um ponto também que eu bato na mesma tecla há anos. O fato de que os pais são os responsáveis pela educação, pela FORMAÇÃO dos seus filhos. Alguns pais, no embalo da globalização e do capitalismo, acabaram por "terceirizar o serviço de formação e educação" dos seus filhos e os escolhidos para o serviço são: os avós, a babá, a escola, etc. Aí, alguém vai me dizer: Você diz isto porque pode ficar em casa e cuidar do seu filho. Mas, eu tenho que trabalhar 8 horas por dia pra sustentar a casa! Eu entendo isto, mas........ creio que tempo de qualidade é essencial para pais que não podem ter tempo em quantidade.
O problema é que nós, mães, nos sentimos culpadas por não darmos aos nossos filhos o tempo que achamos que deveríamos. Então, quando estamos em casa, ou estamos cansadas demais para disciplinarmos com amor e paciência ou achamos que devemos fazer todas as vontades dos filhos na tentativa de compensar o tempo que não ficamos com eles. Os pais não estão livres desse comportamento também. Acontece, é normal, mas não deveria ser.
Assim como a Cris Poli, creio que a escola, os avós, os tios, as babás, devem ser apenas grandes parceiros na educação dos nossos filhos, mas os RESPONSÀVEIS continuam sendo o papai e a mamãe.
Não creio que eu seja uma mãe maravilhosaaaa e perfeita, mas vou aprendendo e tentando sempre acertar. Por isso é tão bom ter gente que te ama por perto para ser parceiro nesta tarefa de educar. Aqui em BH, tenho recebido muita instrução. Vez por outra, tenho a benção de ter minha mãe me chamando num canto e dizendo: Filha, acho que desta forma vai ser melhor pra vc e pro Jhonny! Ou mesmo minha avó me dando conselhos. E muito especial tem sido também ouvir minha irmã mais velha, que tem dois filhos pequenos também, me dar conselhos tão importantes e pertinentes. As vezes, quando não sabemos como proceder com nosso rebentos, recorremos ao recurso que nunca falha: oramos juntas.

Ei, meu povo! Acho que o post está ficando grande demais e ainda não terminei. Vou fazer o Cris Poli parte 3, ok?
Agora, quero parabenizar pastora Lúcia, o esposo Tiago e o pequeno Davi pela chegada da princesinha da casa: Letícia Isabelle. Fiquei feliz demais ao ler a notícia no twitter da Keu. Se não me engano, ela nasceu no dia 20! Seja bem vinda, princesa! A tia já ama muito!
Não vi foto da princesinha ainda, mas assim que eu achar uma, prometo postar aqui pra todo mundo admirar, ok?

Beijocas a todas!!!!!
Pastora Luciene, obrigada por aparecer por aqui. Nem sabia que vc visitava o blog! Beijocas
Robertinha, estou com saudades enormes!!!!
Danny, vc sempre me dando uma palavra de incentivo. Vc é 12!
Obrigada a Juliana, Robertinha, Jussara e Pastora Geiza, por sempre aparecerem por aqui e serem incentivadoras destas minhas linhas meio tortas de palavras mal arranjadas....rsrsrsr...vcs são tudo de bom!!!!

3 comentários:

Roberta disse...

Oi lindinha!

É um prazer acompanhar seu blog, sempre!
Não só para ler suas palavras (que não são nada tortas, viu?rsrsr), mas para me sentir um pouqco menos longe fisicamente....

Estou sempre aqui e ali...Sempre por perto com o coração e o pensamento!

Beijos
Amo você

Anônimo disse...

Bispa...agora já pode posta uma foto da princesa do ano...Letícia...tem foto dela no blog da Apostola, olha lá...saudades bjocass te amo....volta logo!!! rsrs

Aline Cristina disse...

Puxa flor eu queria tanto ficar em casa para curtir minha filha como eu curti minha mãe, eu creio em Deus que um dia Ele me permitirá sabe.

Tô amando lendo esses post's da Cris Poli gosto muito dos ensinamentos dela, principalmente que ela é cristã também né.

Continuo acompanhando este post.

bjs,